Mídia e Manipulação...

Muito se fala sobre a mídia, sobre a ética e a imparcialidade nas suas veiculações e, principalmente, sobre a manipulação e poder de influência detido por ela. O lado ruim disso é que quase sempre a análise é feita de modo unilateral: a mídia é sempre a vilã dos lares, de modo especial, no Brasil.
O outro ponto de vista, também verdadeiro, muitas vezes retrata o que a maioria não quer ler e ouvir: que é o cidadão o próprio causador disso tudo, da sua própria manipulação. Muitos devem estar se perguntando como é que alguém escolhe ser manipulado. Pois bem, a resposta é bem simples. Ele simplesmente escolhe através de suas atitudes, seja na hora de ver ou ler um jornal, seja na hora de ouvir o rádio. O que está lá, para o cidadão comum, é a personificação da pura verdade imutável, sem delongas nem carências de informações.
O cidadão, ao não criticar as informações que estão sendo repassadas até ele, se são verídicas ou uma pura venda de idéias, está deixando se manipular, mesmo que inconscientemente. Infelizmente nos tempos atuais a sociedade precisa muito da tal "curiosidade construtiva": a curiosidade que busca conhecimento, que busca direitos e que sabe fazer cumprir os deveres. É neste ponto que se dá o desfecho da manipulação, na medida em que ocorre a aceitação de tudo o que é passado.
A mídia, assumindo seu papel de "lobo" da sociedade, simplesmente se aproveita da ingenuidade do povo e ataca, segundo o que lhe interessar (leia-se: segundo o que interessar às classes dominantes). A mudança deve começar com as novas gerações, a partir da educação agindo na formação do senso crítico e da opinião dos jovens, acabando com todo este presente constituído por telespectadores que dizem "boa noite" e obedecem aos comandos passados pelo apresentador.
A mudança também pode - e deve - ocorrer a partir de você, leitor. Comece a se questionar; comece a olhar com cautela o que lhe dizem, e observe se tudo é a mais pura verdade! Questione-se a partir deste texto, por exemplo: será que tudo o que está escrito aqui é a mais clara verdade? É ver para crer...
Lucas Peths

---

Abraços pessoal, até o próximo post.

Comentários

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar
e deixar sugestões para o blog.
Obrigado: