10 - Road Movies...

Férias lembram viagem,que lembra estrada, que lembra paisagens diferentes, horas a fio dentro de um carro ou ônibus, pessoas estranhas com sotaques engraçados, músicas interessantes, chuva, tempo seco, muita poeira, aventuras. Alguns Road Movies:

Road Movies (uma boa dose de excentricidade não faz mal a ninguém) - resolvi listar aqui alguns para vocês, e com uma pequena sinopse de cada um:

1- Sem Destino (Easy Rider, 1969) – A aventura dos dois motoqueiros hippies pelo interior dos Estados Unidos é um retrato bem-feito de uma época complexa. O grande mérito do filme talvez seja sintetizar de uma forma simples e resoluta os medos e as esperanças da juventude dos anos 60. Filmado em parte no improviso e com um orçamento apertadíssimo, o filme é uma prova de que para se fazer cinema de qualidade não se precisa de muito mais do que vontade


2- Thelma & Louise (1991) – Embaladas pelo clima de liberdade experimentado durante o percurso na estrada, duas amigas vão mais longe do que pensavam: se envolvem em situações perigosas, incluindo assassinato, roubo e noites de amor com desconhecidos. O filme põe em cheque não só o papel limitado da dona-de-casa comum norte-americana, mas também do verdadeiro significado e preço do sentimento de liberdade em nossas vidas.


3- Diários de Motocicleta (2004) – O longa narra a viagem pela América do Sul do jovem Ernesto “Che” Guevara antes de se tornar o ícone da Revolução Cubana e símbolo do espírito revolucionário que marcou uma época. Com um Che menos idealizado, mais humano, confuso e sensível, o filme traz antes de qualquer coisa uma história real bonita e admirável.

4- Sideways – Entre umas e outras (2004) – O que poderia ser mais engraçado do que rir dos momentos mais delicados e hilariantes da vida? Pois é, são estes momentos ao longo de uma viagem pelas vinícolas da Califórnia que Sideways pretende captar. E o faz com sucesso.

5- Cinema, aspirinas e urubus (2005) - Um filme de contrastes. Árido. Adentrando o sertão nordestino, um alemão que foge da segunda guerra mundial e um sertanejo falador passam a vender as recém-lançadas aspirinas, que adquirem status de milagrosas em meio à população local. Para vender seu peixe, usam de uma estratégia irresistível: exibir filmes para essas pessoas que nunca se deram ao luxo de assistir projeções antes. Simples e bonito.

6- E Sua Mãe Também (2001) – A história de dois mocinhos que não tem nada para fazer em suas férias de verão rende bons frutos: com Gael García Bernal e Diego Luna, o longa vai muito além do que poderia ser esperado. Ao conhecer uma bela européia, os rapazes decidem ir à praia e durante o percurso passam por situações complicadas, têm contato com a miséria e a intolerância política existentes no México e, de quebra, sofrem transformações que alteram suas vidas para sempre.

7- Um Beijo Roubado (2008) - Na estréia de Norah Jones no cinema, este é mais um belíssimo filme de Wong Kar Wai. Primeiro filme do diretor chinês falado em inglês, o longa é senão uma série de acertos: fotografia eficiente, atuações emocionadas, trilha sonora precisa e um roteiro criativo e esperto. Imperdível!

8- Na Natureza Selvagem (2008} - Uma jornada em busca do autoconhecimento. Mais do que sugestivo, o tema central do filme baseado no livro de mesmo nome escrito por Jon Krakauer não se limita aos clichês. Muito pelo contrário: a emoção domina o filme muito bem dirigido por Sean Penn e estrelado pelo excelente Emile Hirsh. Em sua jornada até o Alasca, o jovem Chris McCandless enfrenta situações peculiarmente diversas que reforçam sua busca por respostas.

9- Transamérica (2005) – Mais uma vez duas pessoas em busca de aceitação. Uma transexual às vésperas de fazer sua última cirurgia para remover seu órgão sexual masculino e de fato tornar-se mulher e um jovem de vinte e poucos anos cujo sonho é tornar-se ator. Tudo poderia soar comum e sem grandes pretensões, caso o jovem não fosse o filho fruto da única relação sexual com uma mulher que a transexual Bree teve, durante a época da faculdade. Uma história forte e densa, desenvolvida de maneira sensível e divertida.

10- Priscilla, a rainha do deserto (1994) – Três drag queens viajam pelo deserto australiano para apresentar seu divertido e colorido show dentro de um ônibus velho entitulado “Priscila”. Um filme alegre, engraçado e com uma trilha sonora fantástica: Abba, Village People e Gloria Gaynor estão entre os destaques dos anos 80. O filme venceu o Oscar de melhor figurino da Academia. Ainda dá tempo de conferir em uma “Sessão da Tarde” um dia desses!

Comentários

  1. A lista está ótima, mas tem muito mais, né/
    beijão
    Tia Carmo

    ResponderExcluir
  2. SIM, sim, tem MUITO mais....
    só coloquei os que eu conheço melhor...
    mas quando eu ver mais, eu atualizo!
    Beijos, TE AMO!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar
e deixar sugestões para o blog.
Obrigado: